sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aprender jogando: um quiz óbvio não tão óbvio

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta é uma Associação de mulheres criada em 1976, em Portugal. Buscando aumentar a participação feminina na sociedade e despertar sua consciência, a mesma desenvolveu um quiz didático que expõe diversas formas de opressão comuns vividas por muitas pessoas (afinal, os opressores também são oprimidos: pela cultura sexista, pela história cíclica patriarcal ou pela falta de capacidade cognitiva mesmo).

Portanto, os convido a jogar este quiz super esclarecedor e colorido: Igualdade está em jogo!


Tipologia: a contextualização do documento

A Tipologia documental, englobada pela Arquivologia, é um conjunto de características de um documento relacionados à sua função primária. Assim, a tipologia busca compreender o documento, de acordo com seu contexto dentro do órgão produtor/armazenador. 
Para familiarizar os leitores com o âmbito que o blog pretende aprofundar, o documento escolhido para a atividade foi a lei 13.104 de 2015, que trata da criminalização do Homicídio de Mulheres


O documento mencionado tem valor probatório e é um grande avanço para a diminuição do número de mulheres que sofrem de privações e são vítimas de violência. A lei também foi usada para criação de projetos que buscam acolher e auxiliar mulheres em estados críticos de violência, como a Casa da Mulher Brasileira, que concede abrigo temporário e presta serviços de saúde e maternidade, bem como oferece aparato judicial para as interessadas.

(Re)iniciando as atividades

Boa noite!

O presente blog voltará como proposta às atividades da matéria Diplomática e Tipologia documental, com a temática "História das mulheres". Por meio deste blog, será possível ampliar o conhecimento e debater conceitos sobre a igualdade de gêneros, a antiga oposição cristã ao papel da mulher na sociedade e sobre o quão ignoradas são as funções da mulher no contexto evolutivo da história do povo.

A matéria ministrada pelo Professor André Ancona será usada como apoio para a expansão cognitiva deste assunto.